Chapecó 104 anos - Parte 1

Rose da Luz

23-08-2021

Chapecó 104 anos - Parte 1

Desde os tempos do Brasil-Colônia, Chapecó foi objeto de questões de domínio entre Paraná e Santa Catarina, primeiro a Questão de Palmas (ou Missiones), depois o Contestado, o que trouxe algumas dificuldades ao processo de colonização. 

Foi somente quando Chapecó chegou ao status de município, em 25 de agosto de 1917, que a colonização foi transferida para a iniciativa particular. Dentre as empresas colonizadoras destacaram-se a de por Ernesto Francisco Bertaso e seu filho Serafim Enos Bertaso, e a dos irmãos Agilberto Atílio e Manoel dos Passos Maia em 1918.

Os tropeiros já utilizavam a região como trajeto para o transporte de gado, mas a migração de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul somente tomou volume com as companhias colonizadoras. 

A principal atividade econômica na época era o extrativismo da madeira a qual era despachada pelo rio Uruguai. 

A palavra “Chapecó” é de origem Kaigang e possui várias interpretações, entre elas, segundo pesquisas feitas pelo Dr. Selistre de Campos, a palavra origina-se dos termos "echa" + "apê" + "gô", que na língua dos nativos significa "donde se avista o caminho da roça".

Esse foi o início de Chapecó, hoje cidade referência nacional pelas agroindústrias, reconhecido internacionalmente por concentrar o maior parque agroindustrial latino-americano. A indústria moveleira, prestação de serviços e o comércio também fazem parte do mix da economia local e de excelentes oportunidades de negócios. Terra de gente determinada! Dizem que aqui é o lugar certo para quem quer “desbravar”. 

Vejas agora algumas fotos do início de Chapecó e não perca amanhã, as influências culturais resultantes da chegada dos gaúchos a Chapecó.



Notícias relacionadas

FLORIANÓPOLIS: A ILHA DA MAGIA

Senhoras e Senhores, eu os convido a iniciar nossa viagem. Viajaremos com segurança e conforto por todo Brasil e algumas cidades no exterior. Tomem seus assentos, coloquem-se confortáveis, conectem seus desktops, laptops ou seus smartphones. Nossa primeira parada será em Santa Catarina, iniciando por sua capital Florianópolis, a “Ilha da Magia”.


Leia mais

CAMINHOS DE NEVE SANTA CATARINA

Todo final de ano, temos certeza de uma coisa: os filmes americanos ou canadenses de Natal com muita neve! E cá entre nós, quem nunca desejou estar num desses lugares cinematográficos, sentados em uma confortável poltrona em frente à lareira, degustando um chocolate quente com marshmallows, um chá ou um café espumoso e lá fora o chão branquinho de neve? Para quem mora na serra catarinense ou gaúcha, isto é possível em alguns dias do ano, não no final do ano, como nos filmes, mas nos meses de junho e julho, no inverno brasileiro. Então peguem seus casacos, luvas, cachecol, botas impermeáveis e um gorro porque esta semana vamos entrar “numa fria” pelos Caminhos de Neve!


Leia mais

FORTALEZA: COZINHA, BELEZA E HISTÓRIAS

Fortaleza, a começar por seu nome, em referência ao Forte Schoonenborch construído pelos holandeses durante sua segunda permanência (1649-1654) e o lema em seu brasão, é uma cidade que em tudo expressa sua FORÇA, VALOR E CORAGEM!


Leia mais