Onde começa a reinvenção

Derek Hock

01-07-2020

Onde começa a reinvenção

Vamos, sem dúvida, sofrer transformações. 

Alguns setores ganharão market share, outros perderão. Mas acredito que esta transformação não será radical, visto que a indústria hoteleira já vem passando por transformações nos últimos anos.

Acredita-se que mais de 95% dos empreendimentos hoteleiros, de unidades econômicas a midscale, upscale, resorts etc. tiveram que fechar suas portas, temporariamente, no Brasil.  


Não há dúvidas que estes números apontam que o setor de hospitalidade foi um dos mais impactados pela pandemia e que sua recuperação será lenta e gradual. Projetar o desempenho do empreendimento pós-pandemia será um grande desafio. 

Acredito que hotéis econômicos e midscales devem obter seu break even point no último trimestre deste ano, considerando que medidas contínuas com foco em disponibilidade de caixa, para passar pelos meses mais difíceis da pandemia, tenham sido realizadas. 


Encaro a pandemia atual como um “acelerador de processos” na restruturação das bases de custos e no aumento da produtividade, bem como entender o “novo normal”, moldando-o proativamente, como também melhorando a qualidade e eficiência dos processos, criando protocolos mais rígidos de higienização e limpeza para que os hóspedes sintam mais seguros.


Somos testemunhas de que, nos últimos meses, ficou mais evidente a importância da tecnologia aplicada aos nossos negócios! Trabalhos passaram a ser realizados de forma remota, reuniões em geral através de vídeoconferência e a tecnologia como uma aliada para manter a produção contínua nas corporações.


O go-to-market digital acelerou, o crescimento de e-commerce disparou em diversos segmentos, causando em breve o repensar da continuação de lojas físicas. Mas não basta estar on-line, uma boa ferramenta tecnológica deve ser continuamente melhorada. Entre diversas formas em que a tecnologia se faz importante, destaco que o momento atual pede uma revisão profunda na importância de se automatizar, otimizar processos e adotar estratégias que priorizem o uso de computação no chamado em nuvem. Processos em nuvem permitem acesso ao que temos de mais valor: a informação, de qualquer lugar, a qualquer minuto.  


Parte desta “reinvenção da hotelaria pós-pandemia” passará pela implementação do uso da tecnologia como grande aliada nas respostas e soluções para que possamos calcular os impactos, criar resiliência em nossos negócios e nos prepararmos para a grande retomada que não será fácil, mas não impossível. Devemos manter o otimismo sobre o futuro e fazer a nossa parte, planejando ações a curto prazo sem tirar o foco nas perspectivas a médio e longo prazos. 



Por Derek Hock - Partner Hotéis

derek.hock@partnerhoteis.com.br


Graduado em Marketing e Administração, com MBA incompleto em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). 12 anos de experiência gerencial hoteleira nas áreas administrativas, comerciais e operacionais, adquiridas em empresas brasileiras e grandes multinacionais, buscando expandir horizontes profissionais através da criatividade e do conhecimento para contribuir para o crescimento das organizações. Atuou na administração do Convention Visitors Bureau de Joinville



Notícias relacionadas

10 Dicas para aumentar a receita e o lucro do seu hotel!

Confira essas dicas de RM para incrementar a ocupação e lucro do seu hotel.


Leia mais

Como melhorar o atendimento de seu restaurante!

Para um restaurante ter sucesso com os seus fregueses, não basta apenas servir bons pratos: é necessário ter um atendimento de qualidade. Por este motivo, preparamos 5 dicas para você garantir um bom atendimento e fazer com que os clientes retornem sempre ao seu estabelecimento.


Leia mais

Você administra sua reputação online?

Pesquisa aponta que a probabilidade de reservas aumenta quando avaliações online são respondidas!


Leia mais