Você já ouviu falar sobre Comunicação Não Violenta (CNV)?

Rose Y Larissa

14-04-2021

Você já ouviu falar sobre Comunicação Não Violenta (CNV)?

A Desbravador Software, através de duas colaboradoras da Ouvidoria, Daiana e Kellen, trouxe um exercício de conscientização sobre CNV (comunicação não violenta). O tema foi abordado pelo psicólogo Marshall Rosenberg nos anos 60 quando atuava como orientador educacional em instituições de ensino que eliminavam a segregação racial. CNV é baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação da forma como nos expressamos e ouvimos o outro. Rosenberg propõe que, com a Comunicação Não Violenta (CNV), as respostas deixem de ser automáticas e repetitivas e passem a ser mais conscientes e baseadas em percepções do momento. O principal é que as interações ocorram com mais respeito, atenção e empatia, como defende o psicólogo. Trata-se de, conscientemente, escolher as palavras, os gestos ao comunicar-se com o outro. O tom de voz, por si só, pode gerar desconforto, sentimento de humilhação no outro. Não temos o direito de trazer este desconforto ao nosso colega, podemos discutir, discordar, contestar, as ideias, sem ferir a pessoa.

Como acontece a comunicação violenta? Uma ironia, um olhar, um gesto, uma palavra. Como o papel amassado que não voltará a ser lisinho como era, assim fica a relação entre as pessoas quando a comunicação violenta é usada. O principal problema é que tudo isso acontece e nem nos damos por conta! A solução é simples: pense antes de falar, antes de agir. Não fale no momento que está estressado, irritado. Assim, nosso local de trabalho, nossas relações familiares serão suaves. Tenham todos um bom dia!


Notícias relacionadas

Visita acadêmicos curso de Engenharia de Controle e Automação

Recebemos no dia 25 d eoutubro os alunos da 9ª fase do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) de Chapecó.


Leia mais

Mais que desenvolvedores de sistemas, somos Desbravadores!

Em seus 30 anos de estrada, a Desbravador Software não deixou sua história passar em branco e decidiu colorir seu muro com um grafite do artista chapecoense, Digo Cardoso.


Leia mais

Chegamos aos 500 clientes Light Web!

Chegamos aos 500 clientes Light Web! Obrigada a todos que confiam em nosso trabalho. Esse número é só o começo, que venham muito mais!


Leia mais