Como melhorar o atendimento de seu restaurante!

05-12-2019

Como melhorar o atendimento de seu restaurante!

1. Seja eficiente no atendimento

Um bom atendimento começa antes mesmo do cliente chegar ao seu restaurante, quando ele o procura para fazer a reserva; um bom sistema de gerenciamento, com mapa das mesas e períodos disponíveis vai ajudá-lo nesta hora. 

É de extrema importância que, já na recepção, um funcionário faça as honras da casa, desejando boas-vindas e esclarecendo possíveis dúvidas iniciais sobre o menu.

Disponibilizar uma mesa sem demora, apresentar o cardápio com agilidade e atender aos pedidos prontamente são exemplos de eficiência no atendimento do restaurante.

É importante administrar o fluxo de pessoas, ter uma boa noção de “timming” para cuidar de cada mesa, do contrário você poderá sobrecarregar a cozinha. Mesmo que seu cliente precise esperar um pouquinho, quando se sentar terá uma experiência completa e agradável. Se for preciso ofereça bebidas enquanto o cliente espera ou algumas entradinhas como cortesia.


2. Ofereça treinamento 

O garçom tem papel fundamental no atendimento, mas não é o único responsável — a simpatia e atenção de toda equipe fazem parte de um serviço eficiente. Proprietários, caixas, chefes e operação de cozinha…ninguém fica de fora! Se cada um executar seu papel com entrega e dedicação, todo o ambiente se torna próspero. Mesmo que você já possua funcionários qualificados e com experiência, não deixe de oferecer treinamento.

Esta instrução deve englobar explicações sobre o menu oferecido, lições de etiqueta à mesa, procedimentos internos da casa, regras de segurança no trabalho e técnicas de vendas, que podem ser grandes auxiliares no aumento dos lucros do negócio.

 

3. Atenção ao detalhe

Nada mais desagradável que chegar em um restaurante e receber um cardápio com folhas velhas, rasgadas e sujas. Ou mesmo quando o cardápio está razoavelmente apresentável, mas existem rabiscos alterando preços e pratos disponíveis. Atente também para a limpeza das mesas e bancadas, se você usa toalhas, elas devem estar limpas e sem manchas. Os copos devem sempre estar limpos e sem marcas digitais.

O uso do nosso Desbravador IPDV oferece praticidade e eficiência tanto na frente do cliente fazendo o pedido sem os bloquinhos de anotação escrita, quanto enviando esses pedidos para os pontos de produção designados, com a certeza que nada se perdeu no caminho.


4. Saiba a opinião do cliente

A melhor forma de saber se o atendimento foi agradável ou não para o cliente é perguntando para ele. Evite perguntar se está “tudo bem”, pergunte o que ele achou do prato, do serviço, e como você pode melhorar. Sempre peça sugestões, isso faz com que o cliente se sinta importante. 

Caso o cliente demonstre insatisfação, peça desculpas e tente resolver o problema antes dele sair do seu restaurante. Fique atento às possíveis críticas ou sugestões, pois muitas vezes os erros podem não ser tão visíveis para quem está envolvido no trabalho diariamente.


5. Feche com chave do ouro

Você treinou seus funcionários, foi eficiente desde a entrada do cliente, assegurou que os detalhes estavam cumpridos e perguntou a opinião do cliente, tudo estava bem até... a conta! Neste momento você pode colocar a perder todo o bom trabalho feito até agora. O fechamento de conta deve ser rápido, preciso e permitir partições, pagamentos separados, fracionados e de diferentes modos. 

Conheça o Desbravador Fast e garanta agilidade e segurança em suas operações.






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