HOTELARIA: OS PRINCIPAIS CANAIS DE RESERVAS UTILIZADOS PELOS VIAJANTES

13-02-2023

HOTELARIA: OS PRINCIPAIS CANAIS DE RESERVAS UTILIZADOS PELOS VIAJANTES

Que o mercado de viagens está aquecido, e que tende a melhorar nos próximos anos, não é novidade.

Além do público local, os estrangeiros também estão escolhendo o país como destino. Uma pesquisa apontou que 77% dos brasileiros que desejam viajar farão passeios internos, e que 72% pretendem conhecer novos lugares (Kantar IBOPE Media).

Os estrangeiros também estão animados para aproveitar o verão por aqui. Uma análise da Embratur identificou que, no mínimo, 1,28 milhão de estrangeiros devem visitar o país até março de 2023. No topo da lista estão os turistas estadunidenses, seguidos pelos argentinos, portugueses, franceses e chilenos.

A ESCOLHA PELOS DESTINOS BRASILEIROS

Existem diversos motivos por essa preferência nacional:

- Alta do câmbio que freia a escolha pelos destinos internacionais. As projeções para 2023 apontam que o dólar subirá ao longo do ano.

- Passagens aéreas nacionais mais acessíveis. Só em dezembro de 2022, a ANAC registrou movimentação de quase 7,7 milhões de passageiros em voos domésticos.

- Possibilidade de deslocamento em veículo próprio ou ônibus, compartilhando o meio de transporte com outras pessoas.

- As experiências agradáveis de viagens no Brasil. Durante a pandemia, muitas pessoas viajaram internamente, essa, provavelmente, foi a virada de chave para a mudança de comportamento dos viajantes.

- Expansão do turismo de base comunitária, uma tendência em muitas cidades brasileiras que oferecerem experiências imersivas em comunidades, valorizando a cultura local, desconhecida pelo público em geral.

- Consolidação do turismo gastronômico. Cada vez mais o brasileiro valoriza o ato de comer bem, e essa é a motivação para muitos viajantes.

- Além dos deslocamentos a turismo, o retorno de eventos e viagens coorporativas também vem aquecendo o segmento.

- Mesmo para destinos badalados, há opções para todos os públicos. Na mesma cidade ou região podem ser encontrados spas e resorts de luxo e hostels e campings mais acessíveis.

CANAIS DE RESERVAS DE HOSPEDAGENS

Falando em públicos diferentes, é preciso conhecer os principais perfis de clientes do seu hotel, hostel ou pousada para entregar serviços e experiências cada vez mais personalizadas e eficientes.

Por isso, trouxemos alguns dados da TRVL Lab para entender como essas pessoas fazem a reserva das hospedagens, quais os meios utilizam. Uma pesquisa realizada pela Braztoa revela que, independentemente do perfil do consumidor, 75% das vendas são totalmente por meio digital.

OS VIAJANTES DE LUXO

Esse perfil de público opta por fazer as reservas de diversas maneiras. As mais recorrentes são:

  • via agências ou consultores de viagens (65,96%);
  • reserva diretamente com os fornecedores: hotéis, resorts, spas, pousadas, dentre outros (25,53%);
  • em uma agência de viagens online (OTA) (8.51%).

Outro dado interessante apontado na mesma pesquisa mostrou que, além da hospedagem, esse público reserva restaurantes, passeios guiados e experiências exclusivas previamente à viagem.

Essa informação é muito relevante aos hotéis e outras propriedades que atendem esse público, para que, na hora de vender a hospedagem, sejam ofertados outros serviços ou experiências aos hóspedes. A chance de aumentar a rentabilidade a cada venda é alta!

OS VIAJANTES DE LAZER

Um levantamento realizado com pessoas acima de 18 anos, com renda superior a R$ 2 mil e que fizeram pelo menos uma viagem nos últimos dois anos, identificou que os prováveis canais de reservas para a próxima viagem seguirão a ordem:

  • Direto com fornecedores;
  • Agências online;
  • Agências de viagens;
  • Loja física;
  • Secretário ou assistente.

Os dados da TRVL Lab já apontam uma diferença de comportamento entre esses dois primeiros públicos. Por isso é tão importante conhecer o perfil do seu negócio e ter clareza sobre as personas que mais se identificam com a sua marca, assim, as estratégias serão canalizadas para as pessoas certas. Desse modo, o resultado vem com mais facilidade!

A GERAÇÃO Z

Composta por pessoas na faixa dos 18 a 25 anos, essa geração é a mais digital e conectada, pois tem acesso à internet e às tecnologias desde a infância.

Essa característica reflete a atitude em relação à organização da viagem. Como é feita com bastante antecedência e com base em muita pesquisa, consultam informações em operadoras e agências, porém tendem a reservar a hospedagem de forma independente.

“Utilizam principalmente operadoras de viagens e agências tradicionais, pois já recebem a informação filtrada e objetiva. Mas, isso não impede que pesquisem e principalmente comprem em outros canais.”

OS VIAJANTES DE NEGÓCIOS

Esse público retornou às viagens a pouco mais de um ano e acredita que irão viajar a trabalho com mais frequência em 2023.

Como percebido nos públicos já citados, a preferência por pesquisas e reservas on-line se mantêm, até porque a maioria dos processos são realizados por um departamento específico da empresa.

Para as viagens de negócios, a aquisição de hospedagem é realizada da seguinte maneira:

  • Pelo setor de viagens da empresa (24,07%);
  • Diretamente pelo meio de hospedagem (23,66%);
  • Agências de viagens (19,96%);
  • Sistema de viagens da empresa (17,90%);
  • Assistente ou secretário (16,05%).

Como visto, não há diferença na forma de aquisição da hospedagem, o que realmente importa em 68% dos casos de reservas de hotéis para negócios, é o preço.

VENDAS DE HOSPEDAGENS: INSIGHTS PARA HOTÉIS

Essas são informações que podem gerar ótimas oportunidades para hotéis, hostels e pousadas. Entender o comportamento de compra é fundamental para moldar processos que se adaptem aos perfis e preferências dos hóspedes.

SOLUÇÃO TECNOLÓGICAS DA DESBRAVADOR

Como fornecedor de tecnologias inovadoras para negócios da hotelaria, a Desbravador acompanha pesquisas como essas, a fim de criar softwares de gestão para hotéis, hostels, pousadas ou multipropriedades.

Esses softwares são conhecidos como PMS (Property Management System) ou sistema de gestão hoteleira. São utilizados para organizar e administrar as operações de Front Office e Back Office e centralizar informações de todos os setores.

Além dos sistemas, desenvolvemos aplicativos e módulos que podem ser integrados ao PMS para melhorar o nível produtivo, automatizar atividades e melhorar a performance da gerência hoteleira. O Reservas Online da Desbravador é uma dessas soluções de alta eficiência.

RESERVAS ONLINE: Sistema de venda de hospedagens via internet para hotéis

Um sistema integrado ao motor de reservas do hotel para facilitar a venda online de hospedagens. Contempla todos os controles referentes às reservas tanto para hotel quanto para os clientes.

Conheça alguns recursos:

Prático: o gerenciamento unificado permite ao hotel alterar, cancelar ou ter acesso a reservas filtradas por diferentes clientes, grupos e canais de distribuição.

Abrangente: é possível aplicar diversos parâmetros para a venda de hospedagens, como valores diferenciados para empresas, agências, eventos, datas especiais e pacotes. Além de permitir a venda com códigos promocionais.

Instantâneo: atualiza em tempo real as disponibilidades, reservas e tarifas.

Personalizável: podem ser aplicados descontos em semanas específicas e, quando esses dias são reservados, o desconto é demonstrado diretamente na tarifa do tipo de quarto.

Flexível: permite o pagamento com cartão de crédito diretamente no site do hotel.

Seguro: transações bancárias e compartilhamento de dados com 100% de proteção.  As informações que trafegam entre o navegador e o servidor são criptografadas, ou seja, codificadas para que pessoas não autorizadas não consigam decifrá-las.

Mobile: para facilitar o acompanhamento do negócio, é possível acessá-lo também pelo celular.

Multi-idioma: traduzido para língua portuguesa, inglesa e espanhola.

Hábil: identifica usuários habituais, empresas e agências para agilizar o carregamento e confirmação de reservas e tarifas especiais, além disso, realiza o monitoramento de acessos.

Hóspede: além das reservas, o cliente poderá conferir informações sobre serviços e atividades do hotel e acompanhar o resumo da compra durante a navegação.

Relacionamento: para melhorar o relacionamento com os hóspedes, ao final da estadia, um e-mail de agradecimento é enviado, com link para uma pesquisa de satisfação.

Quer uma gestão hoteleira mais eficiente, rentável e automatizada? Opere com o apoio de ferramentas como o Reservas Online da Desbravador.

Solicite uma demonstração e conheça todas as facilidades desse sistema da Desbravador.

vendas@desbravador.com.br | + 55 (49) 3321 0900


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