TRANSFORME A GESTÃO DE ESTOQUE DO SEU HOTEL

30-09-2025

TRANSFORME A GESTÃO DE ESTOQUE DO SEU HOTEL

A gestão de estoque é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, seja no varejo, na indústria ou no setor de hospitalidade.  

No caso de hotéis e pousadas, um bom controle dos produtos armazenados pode refletir na lucratividade e na sustentabilidade do negócio, assim como na experiência dos hóspedes. 

Conforme destaca o SEBRAE

"O controle de estoque tem como objetivo informar a quantidade disponível de cada item dentro da loja e também quanto os produtos valem. Embora seja uma tarefa básica e muito importante, muitas das pequenas empresas não realizam um controle eficaz e apresentam 'furos de estoque.” 

Além de realizar as tarefas operacionais, como registrar entradas e saídas de itens, a gestão de estoque pode se tornar uma ótima ferramenta estratégica. Quando bem implementada, beneficia o negócio em diversas áreas: 

  • Planejamento de compras; 
  • Controle das movimentações entre setores; 
  • Compreensão das demandas; 
  • Definição de necessidades de reabastecimento; 
  • Garantia da continuidade das operações; 
  • Bom atendimento; 
  • Otimização de recursos financeiros e logísticos; 
  • Monitoramento dos resultados. 

Após conhecer as principais vantagens de uma boa gestão de estoque para hotéis e pousadas, o próximo passo é entender a sua importância e colocar a mão na massa! 

Por que a gestão de estoque é tão importante? 

1. Redução de custos 

Estoques desorganizados podem levar a excessos, aumentando despesas com armazenamento e riscos de perdas por vencimento ou obsolescência. 

Por outro lado, estoques insuficientes resultam em falta de produtos, perda de vendas e insatisfação dos hóspedes. 

Um estudo do IBGE mostra que a falta de controle de estoque é uma das principais razões para a perda de clientes. O mesmo pode acontecer no setor de hospitalidade, no qual, a indisponibilidade de itens essenciais pode comprometer a experiência dos hóspedes. 

2. Satisfação do cliente 

Um estoque bem gerido garante que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo. Em hotéis e pousadas, isso significa oferecer refeições com ingredientes sempre frescos, produtos de higiene de qualidade e serviços que atendam plenamente às expectativas dos clientes. 

3. Tomada de decisões baseada em dados 

Com um bom sistema hoteleiro e demais ferramentas digitais, a gestão de estoque permite monitorar padrões de consumo, identificar itens de maior rotatividade e prever demandas futuras. Essa abordagem baseada em dados ajuda a planejar de forma mais precisa e a evitar desperdícios. 

Dicas para uma boa gestão de estoque em hotéis e pousadas 

Para aproveitar todos os benefícios de uma boa gestão de estoque, é fundamental adotar medidas eficientes e estratégicas. Veja por onde você pode começar! 

Treine a equipe 

Uma equipe bem orientada é parte fundamental para uma boa gestão de estoque. Funcionários capacitados conseguem identificar gargalos no consumo, sugerir melhorias e minimizar erros no dia a dia. 

Monitore a sazonalidade 

Analise os padrões históricos de ocupação para prever picos de demanda. Por exemplo, uma pousada em uma região praiana deve reforçar o estoque de itens relacionados à alta temporada no verão. Assim, evita faltas em momentos críticos e excesso de produtos em períodos de baixa ocupação. 

Classifique os itens por prioridade: utilize o método ABC 

Uma das metodologias mais eficazes para categorizar produtos no estoque é a Curva ABC, também conhecida como Regra 80-20.  

“A curva ABC, é uma ferramenta que organiza os produtos dependendo da sua importância na empresa, dividindo em três classes: A, B e C. Para isso, são estabelecidas prioridades nos produtos, determinando um tempo médio em que devem permanecer nos estoques, sem que haja comprometimento com a receita da empresa.” (Hamilton Pozo, 2008). 

Baseada no Princípio de Pareto, essa técnica identifica os itens mais importantes para o negócio e os organiza em três classes: 

Classe A: itens de maior importância, que representam cerca de 80% do valor do estoque, embora sejam apenas 10% a 20% dos produtos. Esses itens exigem monitoramento constante. 

Classe B: produtos de importância intermediária, com valor acumulado entre 20% e 30%. Eles requerem um nível moderado de controle. 

Classe C: itens de menor relevância, que correspondem a mais de 50% do total, mas representam apenas 5% a 10% do valor do estoque. 

Gráfico, Gráfico de caixa estreita

Descrição gerada automaticamente 

Método ABC: como fazer? 

Para construir um sistema ABC, é necessário seguir algumas etapas: 

  1. Identificar todos os produtos que estão em estoque; 
  2. Determinar a quantidade consumida, custo unitário de cada item e o valor total (qtd. consumida X custo unitário); 
  3. Em seguida, organizar os itens por ordem decrescente do valor total durante o período.  
  4. Calcular os percentuais de cada item em relação ao valor total de acordo com as proporções indicadas pelo método, e, então, classifica-los entre A, B ou C. 

A partir disso, é possível colocar em prática a metodologia ABC e aguardar os bons resultados! 

Tenha um sistema para hotel e automatize o controle de estoque 

Sistemas hoteleiros (Property Management Systems - PMS), são indispensáveis para gestão de estoque, pois centralizam e integram as informações de todos os setores. 

Um hotel de porte médio em Gramado, por exemplo, implementou um software da Desbravador que monitora o consumo de alimentos no café da manhã. Como resultado, reduziu o desperdício em 20% em apenas seis meses, aumentando a margem de lucro e promovendo a sustentabilidade. 

Conte com outras tecnologias de apoio à gestão de estoque 

Além do sistema hoteleiro, existem outras tecnologias que auxiliam na administração do estoque e tornam os processos ainda mais organizados e ágeis. 

Ferramentas como o EasyCount da Desbravador ajudam a cadastrar e categorizar os itens de maneira prática e integrada.  

Conheça esse recurso da Desbravador. 

EASYCONT – Aplicativo para contagem de estoque 

O que é o EasyCount? 

É um aplicativo da Desbravador que permite realizar a contagem de estoque de hotéis e pousadas por meio da leitura de códigos de barras. 

Agilidade no inventário 

É possível registrar todos os itens do inventário com agilidade e segurança. A leitura de códigos de barras reduz o tempo de contagem e torna o processo mais eficiente. 

Mais economia 

Além de economizar tempo, contar com a tecnologia do EasyAcount também poupa dinheiro, pois previne a perda de produtos. 

Fácil de usar 

O aplicativo EasyCount é fácil de usar e funciona offline após o login. 

Sincronização em tempo real 

Todas as contagens realizadas pelo EasyCount são enviadas automaticamente para o sistema de gestão do hotel. 

 

Vamos dar o próximo passo para transformar a gestão do estoque do seu hotel ou pousada?  

Fale com a gente e conheça o EasyCount da Desbravador, um aplicativo ágil e prático para contagem e controle de estoque! 

vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


Notícias relacionadas

Dia do Hoteleiro

No dia 09 de novembro é comemorado o dia do Hoteleiro, Desbravador esteve presente como patrocinadora do evento....


Leia mais

30º Encontro Nacional Abrasel

No período de 07 a 09 de novembro aconteceu na Associação Médica de Florianópolis-SC o 30º....


Leia mais

I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes

Os 4 pilares do Sucesso Hoteleiro


Leia mais