OUTUBRO ROSA - ORIGEM

Rose Luz

07-10-2021

OUTUBRO ROSA - ORIGEM

No final dos anos 70, a jovem Susan Goodman Komen foi diagnosticada com câncer de mama. Apesar da evolução da cirurgia, comparada à mastectomia radical de Halsted, a qual removia não apenas os tumores, mas a mama toda, os músculos peitorais (maior e menor) e o conteúdo axilar, as mulheres, completamente mutiladas, escondidas da sociedade, preferiam ter morrido.

Em 1965, uma cirurgia preservando ambos os músculos peitorais, foi testada. Muitos médicos não levaram a técnica a sério preferindo a mastectomia radical. Foi somente em 1981 que a nova técnica, mais conservadora, foi aceita como igualmente eficaz e menos mutilante. Susan havia morrido em 1980.

Nancy Goodman Brinker, irmã de Susan, havia lhe prometido fazer o seu melhor para ajudar a descobrir a cura e promover a conscientização pública acerca da doença e possível meios de prevenção. Nancy lançou então a Fundação Susan. G. Komen for The Cure. A jornada seria longa para Nancy. A palavra SEIOS sequer era pronunciada em público, a sociedade via o tema como tabu. Falar sobre o assunto seria apenas o primeiro de muitos obstáculos. Nanci nunca desistiu. Visitou muitas cidades nos EUA e pouco a pouco as pessoas começaram a abraçar a causa. O poder público começou a discutir e estudar sobre a cura. Nancy mostrou que este não era um movimento apenas dela ou da irmã, mas de toda sociedade.

A partir de outubro de 1997 a campanha ganhou popularidade quando a Fundação Susan G. Komen for The Cure convidou o público a participar da Corrida da Cura, realizada em Nova York e na Califórnia. Nancy e os promotores estimulavam a população, empresas e entidades a participar da campanha de controle do câncer de mama através da prevenção. Todas as ações tinham por objetivo a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, as cidades de Yuba, na California e Lodi, em Nova York, enfeitaram-se laços rosa, cor favorita de Susan. Corridas, partidas de boliche e desfile de moda com mulheres as sobreviventes do câncer de mama, em busca do resgate da autoestima feminina foram realizadas. Foi assim que o laço rosa virou símbolo de conscientização. Nancy havia cumprido a promessa feita à sua irmã.

No Brasil, as primeiras ações no Brasil ocorreram apenas em 2002, quando o Monumento do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo cobriu-se com luzes rosa. Desde 2010 o INCA, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, participa deste movimento promovendo discussões sobre o controle do câncer de mama, divulgando e disponibilizando materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais da saúde quanto para a sociedade.


Notícias relacionadas

22 de ABRIL - DIA DA TERRA

Na Desbravador amamos tanto nosso planeta que ele está em nossa logo...


Leia mais

DEZ DICAS PARA AUMENTAR O LUCRO DO SEU HOTEL

Confira essas dicas de RM para incrementar a ocupação e lucro do seu hotel.


Leia mais

É HORA DE RE-INVENTAR-SE

Começamos 2020 acreditando que o ano seria de retomada da economia brasileira, mas mergulhamos em um mar de incertezas, causados pela pandemia Covid-19. São tantas as incertezas, sejam elas de natureza pandêmica ou de natureza econômica, que projetar futuramente o desempenho da hotelaria será um grande desafio diante de um cenário nunca visto antes em escala mundial.


Leia mais