Interfaces escuras: entenda a influência da cor na usabilidade de um sistema

01-04-2019

Interfaces escuras: entenda a influência da cor na usabilidade de um sistema

Você já ouviu falar ou utiliza algum sistema (software ou aplicativo) com a interface escura? Você já parou para pensar porque ele foi desenvolvido com essa característica?

A cor é um elemento perceptivo, que remete a uma série de sensações, por isso, é muito explorada pela publicidade. Em produtos como softwares e aplicativos, as cores têm um impacto na experiência e usabilidade, por isso, essa etapa deve ser estudada a partir do que se deseja passar ao usuário, mas antes de escolher a paleta de cores que vai compor todo produto, é preciso decidir seu plano de fundo: claro ou escuro - essa escolha fará toda diferença na prática. 


Entenda porque optar pelo tema escuro

Muito além da estética, o tema escuro, também chamado de Dark, traz diversos benefícios de usabilidade, e é sobre isso que vamos falar.

A legibilidade, por exemplo, é essencial para o bom funcionamento do produto. O fundo escuro diminui a fadiga visual, por isso, se o seu usuário vai passar muito tempo utilizando o sistema, aposte nesta opção.

Em casos dominantes por imagens, o fundo preto também favorece, pois direciona o foco para imagem e evita distrações visuais. Além disso, diferente dos fundos claros, essa opção absorve a luz de outros elementos e facilita a compreensão da informação, por isso, é aplicado em dispositivos que utilizam gráficos e dados.

Outro exemplo muito fácil de compreender são os serviços de streaming (Spotfy, Netflix, Amazon Prime etc). Os usuários tendem a utilizá-los a noite ou ambientes escuros, como quartos, então, o brilho da luz causaria desconforto. Por isso, a maioria dessas plataformas oferecem seus conteúdos em temas dark - observe que a Netflix Kids utiliza o fundo branco, pois seu público (crianças) utiliza o serviço durante o dia.

Os tons escuros também estão associados à formalidade e elegância, mas antes de decidir qual tom usar, lembre de quem é seu público.

Também é preciso analisar: a paleta de cores do seu produto vai contrastar bem com o fundo escuro?

Vale lembrar: Fundo escuro não é preto. Os melhores efeitos vêm na mistura do preto com uma quantidade de luz, ou seja, tons de cinza. 


Conheça o Desbravador 4.5 com Exclusivo Modo Dark + skins alternativos

O Desbravador 4.5 é um produto inovador que leva consigo mais de 5 anos de desenvolvimento, através de uma equipe de mais de 100 profissionais dedicados em implementar as melhores soluções e tecnologias no sistema. O foco é no usuário durante a execução da tarefa, portanto, foram remodeladas todas as funcionalidades para ser simples, práticas e intuitivas.

Além disso, o sistema possui o Exclusivo Modo Dark + skins alternativos, que é um tema visual de cor predominantemente escura. A principal vantagem é o foco somente na informação, melhor contraste e baixa fadiga visual. Além disso, o tema Dark traz mais sofisticação para a interface. O usuário também tem a possibilidade de alternar entre o modo tradicional branco, dark, ou a opção alternativa Light Blue.

Para o Designer UX da Desbravador, Jhoni Beneti, que trabalhou no projeto do software, os temas escuros estão voltando e sendo implementados por grandes empresas, como a Apple, com o macOS Mojave, lançado em setembro de 2018, que também inclui o dark mode.

“Este tipo de tema já foi muito usado antigamente quando as interfaces eram mais simples, basicamente texto. Atualmente, ele vem sendo adotado em massa por grandes empresas, primeiramente nos programas de computador e em menor escala nos apps móveis.

Além disso, de acordo com a psicodinâmica das cores, o tema Dark traz mais sofisticação para a interface”, comenta.

Conheça todas as funcionalidades do Desbravador 4.5.


Referências:

https://bit.ly/2ySOYGH 

https://bit.ly/2FgNlmV

https://bit.ly/2sytsRj 


Notícias relacionadas

Dia do Hoteleiro

No dia 09 de novembro é comemorado o dia do Hoteleiro, Desbravador esteve presente como patrocinadora do evento....


Leia mais

30º Encontro Nacional Abrasel

No período de 07 a 09 de novembro aconteceu na Associação Médica de Florianópolis-SC o 30º....


Leia mais

I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes

Os 4 pilares do Sucesso Hoteleiro


Leia mais