POSTOS DE COMBUSTÍVEIS: DICAS PARA FIDELIZAR CAMINHONEIROS

11-12-2023

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS: DICAS PARA FIDELIZAR CAMINHONEIROS

A fidelização de clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Manter um público leal não apenas assegura uma receita constante, mas constrói uma base sólida para o crescimento e a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Além disso, a retenção de clientes é mais do que garantir que ele retorne:

  • Trata-se de construir um relacionamento duradouro a longo prazo;
  • Criar uma ligação emocional entre o cliente e a marca;
  • Promover confiança, satisfação e lealdade.

Existem várias razões pelas quais a fidelização é essencial:

1 É mais econômico manter clientes existentes do que adquirir novos.

2 Consumidores fiéis tendem a comprar mais e com mais frequência.

3 Os clientes recomendam a marca a amigos e colegas, servindo como poderosos defensores da empresa.

4 A capacidade de prever a demanda e as preferências dos clientes facilita o planejamento estratégico e a adaptação às mudanças do mercado.

A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

No contexto de postos de combustíveis, a fidelização de motoristas, especialmente de caminhoneiros, é de extrema importância.

Esses profissionais buscam não apenas o combustível, mas também serviços e vantagens que facilitem suas jornadas.

Entre elas:

  • Estrutura para descanso;
  • Áreas para refeições;
  • Banheiros e outras áreas limpas e higienizadas;

Para saber o que oferecer, é preciso conhecer o perfil e hábitos desse público. Ao conhecer as preferências e necessidades do usuário do posto, fica mais fácil traçar estratégias efetivas.

PERFIL DOS CAMINHONEIROS BRASILEIROS

Algumas pesquisas de mercado levantaram que as atividades mais comuns entre os caminhoneiros enquanto estão nos postos são:

  • Acessar o WhatsApp e outras redes sociais;
  • Dormir e descansar;
  • Assistir televisão;
  • Fazer manutenções no caminhão;
  • Jogar no celular.

Mas quem são essas pessoas? Como é o dia a dia dos motoristas? Confira um pouco do perfil dos caminhoneiros que cruzam diariamente as estradas brasileiras.   

  • 99,5% são homens.
  • 44,8 é a idade média.
  • 18,8 é média de anos de trabalho.
  • R$ 4,6 mil é a base de salário.
  • Utilizam o mesmo caminhão em torno de 15 anos.
  • Trabalham aproximadamente 11,5 horas por dia.
  • Percorrem cerca de 8.5 mil km/mês.
  • A maioria tem relacionamentos estáveis, com filhos.
  • Muitos deles escolheram ser caminhoneiros pelo desejo pessoal, por influência familiar ou por falta de oportunidade, pois não conseguiriam outro trabalho com a mesma faixa salarial e de acordo com o grau de instrução que possuem.
  • A maioria não completou o ensino Fundamental.
  • Passam em média 20 dias do mês nas estradas.
  • Dos entrevistados, apenas 39,8% são donos do próprio caminhão, a maioria dos caminhões pertence a terceiros, normalmente são de empresas.
  • As principais rotas percorridas são as interestaduais, representando 82% das rotas mais frequentes.
  • O principal tipo de carga transportada é a “carga seca” (madeira, material siderúrgico, fibra, etc), alimentos não perecíveis (farinha, açúcar, etc.), entre outros.
  • O segundo lugar fica com os gêneros alimentícios, seguido pelos bens duráveis e por último o transporte de combustíveis.
  • É importante ressaltar que os caminhoneiros podem mudar o tipo de carga ao longo do percurso, pois a oferta é irregular para a maioria deles.

Fonte: Clubpetro

DICAS PARA FIDELIZAR CAMINHONEIROS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS       

1 Conheça o seu público

Apesar do perfil que trouxemos acima, você deve conhecer as particularidades do seu cliente, suas preferências, desejos e hábitos. Para isso, faça pesquisas, ouça e observe seu público.

Dica: Apesar de as mulheres ainda serem a minoria no comando dos caminhões, a presença do público feminino tem crescido consideravelmente. Portanto, dê atenção especial às motoristas, assim como às esposas e filhos que viajam com os caminhoneiros.  

2 Programas de fidelidade

Se for o desejo de seus clientes, crie programas de fidelidade específicos os para caminhoneiros, oferecendo descontos progressivos, brindes ou serviços exclusivos a cada compra de combustível.

Outra possibilidade é fazer parcerias com estabelecimentos como restaurantes e hotéis para oferecer descontos aos caminhoneiros que abastecem no seu posto.

3 Facilidades para descanso

Disponibilize áreas confortáveis para os momentos de pausa e relaxamento, com banheiros limpos, chuveiros quentes, áreas para refeições e até mesmo espaços para atividades físicas e diversão.

4 Serviços para os veículos

Uma boa estratégia também é oferecer serviços de manutenção básica. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte, o segundo maior gasto dos caminhoneiros é com os pneus (o primeiro é com combustível).

Por isso, ter uma área para a realização de serviços básicos de manutenção, reparos e calibragem de pneus, verificação de óleo e água gratuitos é muito importante.

5 Internet e recarga

Disponibilize Wi-Fi gratuito e de qualidade, além de espaços para recarga de celulares e outros dispositivos eletrônicos. Se for em uma área de descanso climatizada, com sofás e outras comodidades, ainda melhor!

6 Capriche no atendimento

Geralmente, o primeiro contato do caminhoneiro é com os frentistas, por isso, treine a equipe de pista para abordar com simpatia e cordialidade.

Do mesmo modo, é importante que o atendimento da equipe do Caixa seja receptivo e rápido. Por isso, busque por estratégias e recursos que minimizem o tempo de espera, evitem filas e o aborrecimento dos clientes.

7 Tecnologias para postos de combustíveis

A agilidade e a praticidade no atendimento aos caminhoneiros e outros motoristas também dependem de um sistema de gestão eficiente.

Essas ferramentas, indispensáveis para a operação de qualquer posto de combustíveis, são cheias de vantagens:

  • Realizam e integram a operações de áreas como Gerencial, Compras, Fiscal, Financeiro, Estoque e Pontos de Venda;
  • Automatizam processos;
  • Evitam atrasos e erros;
  • Facilitam o trabalho das equipes;
  • Agilizam o atendimento;
  • Melhoram a experiência dos clientes.

SISTEMAS PARA POSTOS DA DESBRAVADOR

Há 35 anos, a Desbravador é especialista no desenvolvimento de sistemas de gestão e tecnologias para:

  • Hotéis, pousadas e multipropriedades;
  • Bares e casas de entretenimento;
  • Lojas e empórios;
  • Postos de combustíveis e lojas de conveniências.

Para atender ao setor de Postos de Combustíveis, um dos softwares de gestão é o Gas Station 10, que recebeu uma nova atualização para prestar um serviço ainda mais prático, rápido e eficiente.

GAS STATION 10 - Sistema para postos de combustíveis e lojas de conveniências

NOVA FUNCIONALIDADE: RECEBIMENTO VIA TICKET LOG E EXPERS

Para facilitar o atendimento aos caminhoneiros, otimizar o tempo e o trabalho das equipes, realizamos uma integração com as empresas de cartão Ticket log e Expers. 

Agora, ao receber o pagamento via Ticket Log ou Expers, o Caixa realiza o processo de forma simples e rápida.

Como funciona:

  • O atendente digita o número do cartão;
  • O sistema consulta os dados do cliente;
  • A Nota Fiscal é emitida.

Ao lançar a NF, o XML é enviado automaticamente à operadora do cartão via integração.

Além de agilizar o atendimento aos motoristas, essa nova funcionalidade evita que os funcionários tenham que enviar manualmente as notas ao portal Ticket Log ou Expers todos os meses. 

Quer ter essa facilidade no seu posto? Conheça outros recursos do Software (ERP) Gas Station 10.

GAS STATION 10 - Sistema para gestão de postos de combustíveis e lojas de conveniências

PERSONALIZÁVEL: uma das principais vantagens do Gas Station 10 é a flexibilidade para atender um ou mais postos de pequeno porte até grandes redes.

INOVADOR: esse ERP é a solução ideal para otimização e gestão eficiente de todas as operações do posto de combustíveis, com possibilidade de integração com a loja de conveniências.

MULTIEMPRESA: para redes de postos, a centralização proporciona uma visão global de todas as unidades, facilita o acesso a informações sempre atualizadas e garante a tomada de decisões seguras e estratégicas.

Funcionalidades

  • Balanço financeiro
  • Fluxo de caixa
  • DRE (Demonstrativo do resultado do exercício)
  • Margem de lucro
  • Controle de atendentes e de produtividade
  • Identificador de frentistas

Quer saber mais?

Fale com nossos consultores e conheça todos os recursos do ERP Gas Station, um sistema que garante uma gestão eficiente, controlada e integrada do seu posto, rede e lojas de conveniências.

desbravador.com.br | vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


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